Desenvolvimento Desenvolvimento Front-end Hospedando o Portfólio criado com o Pingendo

Neste artigo veremos como hospedar o portfólio criado com o Pingendo no GitHub Pages.

Ana Paula de Andrade 30 de maio de 2019

No artigo anterior, Criando um Portfólio com o Pingendo, utilizamos a ferramenta para criar um Portfólio simples e rápido, para que você possa utilizá-lo para compartilhar suas experiências de maneira mais organizada na web.

Neste artigo estaremos hospedando este Portfólio de maneira gratuita.

Git - Fundamentos
Curso de Git - Fundamentos
CONHEÇA O CURSO

Ferramenta utilizada

Utilizaremos o GitHub Pages para realizar esta hospedagem do nosso Portfólio.

O GitHub Pages é um website para que você possa hospedar seus projetos diretamente do seu repositório do GitHub.

Criando o repositório

O primeiro passo após logar em sua conta do GitHub é criar o repositório. Para isso, vamos até a página https://github.com/new e configuramos as preferências do repositório (nome, descrição e privacidade), como mostra a imagem abaixo:

Criando repositório github

Subindo a página

Neste passo será obrigatório o uso do Git instalado em sua máquina. Caso não o possua, você pode ver o processo de instalação e primeiros passos no seguinte artigo: Primeiros passos com Git.

Com o Git instalado e configurado, precisamos commitar o código-fonte da nossa página. Para isso, no GitBash e dentro da pasta do Portfólio, utilizamos os seguintes comandos:

git init
git remote add origin https://github.com/nome_do_usuario/nome_do_repositorio.git
git add .
git config --global user.email “seuemail@dominio.com”
git commit -m “Commit inicial”
git push -u origin master

Lembrando que você terá que alterar o nome do usuário e nome do repositório com base nas informações que foram obtidas no momento da criação do repositório, como mostra a imagem abaixo.

Comandos Git

Git e GitHub - Controle de versão
Curso de Git e GitHub - Controle de versão
CONHEÇA O CURSO

Ativando o GitHub Pages

Após commitar o código-fonte do Portfólio, vamos até a aba “Settings” e ao, final dela, ativaremos o GitHub Pages. Para isso, selecionamos a “Branch Master” como mostra as imagens abaixo:

Ativando GitHub Pages

Configurando GitHub Pages

Com isso, o Portfólio já está hospedado e disponível no seguinte endereço: https://nome_do_usuario.github.io/nome_do_repositorio/

Portfólio

Concluindo

Nesta série de artigos, vimos o quão fácil pode ser a criação e hospedagem de um Portfólio totalmente gratuito utilizando o GitHub Pages e Pingendo.

Desenvolvedor Front-end
Formação: Desenvolvedor Front-end
HTML, CSS e JavaScript são a base de toda a web. Tudo o que você está vendo aqui agora depende deste tripé. Nesta formação vamos iniciar aprendendo lógica. Em seguida veremos todos os aspectos do HTML, CSS e JavaScript. Por fim, aprenderemos Sass, Google Analytics, empacotar nossas aplicações com Webpack, criação de aplicações Desktop com Electron, UX/UI e uma introdução aos frameworks mais utilizados no mercado: Angular, React, Vue e Ember.
CONHEÇA A FORMAÇÃO
Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

  • Foto Autor Ana Paula de Andrade
    Ana Paula de Andrade

    Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

    Posts desse Autor

Artigos relacionados