Carreira Estudos

Dicas para conciliar trabalho e estudos

Conciliar trabalho e estudos nem sempre é uma tarefa fácil. Veremos neste artigo algumas dicas para te ajudar a conciliar tudo isso.

há 1 ano 7 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Conciliar trabalho e estudos nem sempre é uma tarefa fácil. Se você trabalha o dia todo no computador, quando termina o dia o que você não quer é ficar sentado vendo códigos e mais códigos.

Mas, sabemos que o estudo é importante nessa área: ele te ajuda a alcançar voos mais altos, com mais oportunidades e melhores salários. Ainda que você já não esteja mais na faculdade, sempre temos o que aprender nessa área que muda a todo momento.

Claro que o trabalho é importante, aliás ele faz parte do nosso sustento, mas também é importante não deixar o trabalho monopolizar nosso tempo, uma parte do seu tempo diário deve ser gasto com outros afazeres, como os estudos. Por isso, saber conciliá-los é essencial.

Veremos neste artigo algumas dicas para te ajudar a conciliar tudo isso.

Crie um cronograma

Não precisa de nada muito elaborado, a questão aqui é só separar seus horários, para que você consiga enxergar melhor quais são seus horários livres. Para conseguir gerir melhor o seu tempo para alcançar os objetivos a que se propõe com este caminho, comece mapeando os horários mais inflexíveis de sua agenda, como o trabalho por exemplo. Claro que também não devemos deixar para trás outras atividades essenciais ao seu bem-estar, como alimentar-se corretamente, dormir as horas certas de sono e ter também alguns momentos de lazer.

O importante é saber otimizar o seu tempo, usando-o de forma sábia. Muitas pessoas conseguem arranjar tempo para tudo o que precisam. Basta saber organizar-se bem.

Evite ser multitarefas

O multitasking te dá a ilusão de que você consegue fazer várias tarefas ao mesmo tempo. No entanto, a verdade é que nem todo mundo está preparado para isso. Fazer tudo ao mesmo tempo pode redundar em não fazer nada bem a 100%. Assim, é melhor se concentrar em uma tarefa por vez, para se certificar que tudo estará bem feito.

Organização e disciplina são as chaves para quem se dispõe a trabalhar e a estudar ao mesmo tempo. Ter disciplina é abrir mão dos prazeres momentâneos pelos resultados do futuro.

Mas, em meio a essa rotina, provavelmente haverá momentos de conflitos. Nessas horas, é preciso ter bem claro quais são suas prioridades. Por exemplo, se você tem uma entrega importante no trabalho, provavelmente isso tomará mais o seu tempo e talvez você terá que reduzir ou até mesmo não fazer sua sessão de estudos. Nesse caso específico, o trabalho seria sua prioridade.

O problema mesmo é quando isso acontece em excesso, onde você precisa prejudicar uma atividade em detrimento da outra. Por isso que o certo é encontrar um equilíbrio de tempo para cada uma de suas obrigações e não se estressar quando tiver essas exceções, como o exemplo acima.

Não gere expectativas

Uma boa estratégia é não gerar expectativas e sim gerar possibilidades. Isso porque quando se cria expectativas e, se por algum motivo elas não acontecem, isso pode levar a uma frustração.

Por exemplo, quando você olha aquela vídeo aula de 30 minutos, provavelmente você não gastará somente os 30 minutos assistindo a vídeo aula, pois você terá que reproduzir e praticar junto. Então, neste caso podemos dobrar esse tempo: seria 1 hora para assistir essa aula e praticar.

Se você olhar este cenário e na sua realidade você tem só 30 minutos diários para estudar, pode bater aquele desânimo antes mesmo de começar. Mas pense: antes 30 minutos do que nada. Você pode estudar até dar esse tempo, pausar o vídeo e continuar no outro dia.

A mudança é sutil, mas extremamente eficiente!

Cuidado com a síndrome do impostor

Mesmo tendo um propósito e enxergando as possibilidades lá na frente, às vezes é difícil estudar por sentir que nunca consegue produzir nada com o conhecimento que você tem adquirido. Isso gera uma sensação horrível de que você é incapaz, principalmente no caso de quem está se inserindo no mercado de trabalho ou começando os estudos.

Mas isso também pode acontecer em quem já está no mercado, e acha que não consegue progredir por estar preso em algo que não consegue finalizar. E bate aquela desmotivação… mas muitas vezes essa sensação vem da síndrome do impostor.

Temos um artigo aqui no blog que explica mais sobre a síndrome do impostor, para você aprender a identificar quando isso vem e não deixar isso interferir nos seus estudos.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos