Carreira Dicas para se manter atualizado na área de TI

Veremos neste artigo algumas dicas para você colocar em prática, pois se manter atualizado é fundamental para se destacar.

Marylene Guedes 27 de novembro de 2020

Diante da velocidade com que novas tecnologias surgem, acompanhar as novidades tecnológicas é uma necessidade para todos os profissionais de TI. Novas versões, linguagens de programação, metodologias e uma infinidade de coisas são lançadas a todo momento. Mas, manter-se atualizado não significa apenas saber o que está acontecendo, também é saber qual é a aplicação prática dessas novidades e tendências, ainda mais se elas forem da sua área de atuação.

Portanto, veremos neste artigo algumas dicas para você colocar em prática, pois se manter atualizado é fundamental para se destacar.

Acompanhe o mercado

Acompanhar o mercado é muito importante para se inteirar do que está acontecendo, das novidades, tendências e da aplicabilidade das coisas.

Para não perder nada, você pode assinar newsletters de sites que você gosta de acompanhar, para receber diretamente em seu e-mail as novidades. Assim, você vai ser notificado sempre quando novos materiais estiverem disponíveis.

Participe de eventos

Participar de eventos é uma excelente maneira para conhecer tendências, lançamentos e ainda poder fazer networking. Dessa forma, podemos ter uma perspectiva do mercado e das novidades que estão a caminho. Esses eventos de tecnologia contam com autoridades do meio que trazem diversos conteúdos que te ajudam a colocar as novidades em dia.

Com a pandemia os eventos foram migrados para a forma online, sendo assim, você pode participar de diversos eventos, como meetups, conferências, palestras etc, relacionados a TI. Você pode “ir” a esses eventos sem sair de casa.

Desenvolvedor React
Formação: Desenvolvedor React
O React é utilizado por várias empresas em suas aplicações por sua simplicidade e poder, como Facebook, Instagram, Whatsapp, Netflix e DropBox. Nesta formação veremos todo poder desta biblioteca tão poderosa.
CONHEÇA A FORMAÇÃO

Faça cursos de atualização

Por conta das constantes mudanças e evoluções que existem na área, um profissional que não se atualiza constantemente dificilmente terá um bom espaço no mercado. Por isso, realizar cursos é uma ótima maneira de se atualizar e aprender coisas novas. Porém, uma vez aprendido uma tecnologia, é importante ficar atento às suas possíveis atualizações ou até mesmo se já foi lançado alguma outra novidade.

Os bootcamps tem chamado atenção da galera atualmente e é uma boa opção de imersão em uma tecnologia. Porém eles são mais puxados, com tempo pré-determinado. Caso você não tenha tanto tempo disponível ou prefere ir no seu ritmo, pode optar por outros tipos de cursos, onde você faz no seu tempo.

Certificações

Dependendo da área que você atua, ter certificações faz bastante diferença no currículo. Elas indicam que você é um profissional sério e que procura se manter atualizado, além de estar qualificado para o mercado de trabalho. Se você é da área de redes, tem diversas certificações da Cisco, como por exemplo a CCNA. Se é mais da área de gestão, tem de ITIL, PMP, CAPM e por aí vai…

Aproveite as redes sociais

Além de usarmos as redes sociais para entretenimento, podemos usá-las a favor de nos manter atualizados até mesmo sobre nossa área. Portanto, siga empresas e pessoas de sua área de atuação e interesse, sendo estas pessoas que você confia como conhecedoras e referências na área. E o melhor de tudo: você não precisa pagar por nada disso.

Acompanhe sites e blogs especializados

Sites e blogs da área de TI são ótimos lugares para encontrar conhecimento gratuito e ainda se manter informado. Acompanhe conteúdos relevantes de blogs, sites de tecnologia e até de canais do Youtube, tem muito conteúdo bom e gratuito lá.

Aqui no blog da TreinaWeb temos posts de segunda a sexta, dos mais variados temas. Provavelmente um deles irá te interessar 😀

Até a próxima! 🙂

Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

  • Foto Autor Marylene Guedes
    Marylene Guedes

    Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

    Posts desse Autor

Artigos relacionados